

Lapa
Tradicional reduto da boêmia carioca, a Lapa abriga em seu coração, num prédio charmoso, a sede onde o visitante pode acessar o Banco de Dados com informações sobre o vasto acervo. Também vai encontrar partituras, scripts de programas e documentos textuais das diversas coleções do MIS. Além dos registros digitalizados, documentos sonoros das mais diversas mídias (discos de 78 RPMs, LPs, CDs, fitas cassete e rolos) podem ser ouvidos com equipamentos apropriados.


Praça XV
No centro do Rio de Janeiro, palco de grandes eventos históricos, fica a imponente sede neoclássica do MIS. O edifício, de 1922, na Praça Luiz Souza Dantas, 01 (Praça XV), conta com dois pavimentos e foi construído para ser o Pavilhão do Distrito Federal na Exposição do Centenário da Independência. Lá o visitante encontrará o acervo iconográfico com as fotografias de Augusto Malta e Guilherme Santos, além de boa parte das coleções de partituras de Jacob do Bandolim e Almirante.


Copacabana (em implantação)
À beira-mar, na icônica Avenida Atlântica, surge a nova sede do MIS, um marco arquitetônico que promete transformar a paisagem cultural do Rio de Janeiro.
Concebido pelo renomado escritório americano Diller Scofidio + Renfro em parceria com o brasileiro Índio da Costa, o edifício propõe um “boulevard vertical” uma jornada imersiva pela riqueza da cultura carioca e brasileira.
Mais do que um museu, o espaço será uma experiência sensorial, integrando tecnologia, interatividade e memória. Pelas exposições, o visitante poderá mergulhar na história da cidade celebrada mundialmente por seu carnaval, samba, choro, funk, MPB e bossa nova, em diálogo com linguagens contemporâneas.
A estrutura contará com salas para exposições de longa duração e temporárias, espaços educativos, um cine teatro/auditório com capacidade para 300 pessoas, além de áreas de convívio como cafeteria, restaurante panorâmico, bar com terraço e um mirante no topo do edifício de onde se descortina o espetáculo de Copacabana.
Em breve, um novo ícone se juntará ao patrimônio do MIS, celebrando a imagem e o som do Rio em um cenário tão deslumbrante quanto a cultura que homenageia.
A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2026.